quinta-feira, 15 de julho de 2010

5 dicas para otimizar espaços pequenos

Decorar uma casa ou um apartamento já é uma tarefa que requer talento e bom gosto, mas quando o espaço físico for pequeno o cuidado tem que ser redobrado para não cometer erros que irão diminuir ainda mais a percepção do tamanho da área. A sala de estar por exemplo é aquele cômodo que abriga os maiores móvies e artigos da casa: o sofá, a televisão que atualmente mais parece tela de cinema, mesas de centro e tapete. Felizmente há 5 dicas para otimizar o espaço sem gastar muito.




1. Pense pequeno

Um cômodo da sua casa pode ser facilmente invadido por moveis e acessórios grandes demais para ele quando não há um planejamento prévio. Muitas lojas hoje em dia entendem esse problema e já oferecem ítens menores e funcionais de acordo com o tamanho de sua casa. Mas se você já tem um móvel muito grande para a sua sala, deixe que ele sozinho seja o foco principal da decoração, evitando colocar mais um objeto que chame a atenção.

Menos é mais: evite colocar vários objetos pequenos juntos em uma sala. É preferível ter duas cadeiras grandes do que quarto pequenas encolhendo o espaço.

Se os sofás são grandes e baixos, compre estantes altas, ou um abajur estreito e alto para atrair o olhar para ao alto. Outra opção legal é essa mesa de centro de resina trasparente que não impede a visão na foto ao lado.



2. Espelho, espelho meu.

Colocar espelhos é uma maneira clássica de aumentar a percepção de tamanho de uma casa. O segredo é usar um espelho somente e não vários em uma parede. Os espelhos não servem apenas para dar a impressão de uma área maior, mas também funcionam muito bem para refletir a luz ou cores de uma outra parede ou cortina como na foto. Por isso sempre posicione espelhos em lugares estratégicos refletindo a luz de fora ou refletindo cores de uma outra área. Os resultados são sempre fantásticos.

3. Arrume de acordo

Depois de escolher os movies e objetos, precisamos posiciona-los de forma inteligente. Reflita o que sera feito dentro de cada cômodo. Assistir TV? Receber amigos? Descansar? Arrume cada área de acordo com as atividades relacionadas a cada lugar e tenha em mente manter um espaço para tráfego, onde as pessoas vão passar diariamente. Um metro é a distância mínima para a passagem sem que pareça estar apertado demais e vale a pena também colocar tapetes menores em areas de alto tráfego para não gastar seu lindo tapete persa.




4. Acessórios
Ninguém quer viver em uma casa que só contenha móveis. Onde estão os livros, abajures, objetos de arte e lembranças de viagem? Não há necessidade de comprar muita coisa, você já deve ter esses objetos em casa. Coloque livros interessantes em sua mesa de centro ou estante para seus amigos poderem folhear e aprender algo. Lembranças de viagem servem não só para enfeitar mas para lhe transportar aquele lugar bacana que você foi um dia.












5. Use as paredes

Até os menores apartamentos têm espaço nas paredes. Use-os para pendurar quadros, colocar um belo papel de parede, fotos ou pinte-os com uma cor inusitada. Já tentou fazer a sua própria arte e colocar na parede? Não é tão difícil assim, até porque o que é arte hoje em dia é muito subjetivo. Se sua sala ou quarto têm moveis muito grandes e volumosos vale a pena ser mais discreto nas paredes usando objetos menores sem chamar muito a atenção. O mesmo vale para estampas: se os móveis possuem estampas muito coloridas e fortes, as paredes devem ser sóbrias e simples. Para mais solucoes em decoracao e informacoes sobre cortinas, persianas, pisos laminados, revestimentos de parede e moveis de fibra, faca-nos uma visita: Av. Armando Lombardi 350, lj 228 Shopping Barra Point na Barra da Tijuca.

Tel.: 21 3471 8522 - bamboohome.com.br









2 comentários:

  1. Muito bom! sempre tive a preocupação em decorar um espaço pequeno dixando-o bonito e espaçoso. òtimas dicas. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog! Quero mais informações sobre os produtos que vocês oferecem e soluções.

    ResponderExcluir